Dicas de uso - sprays energéticos e perfumes naturais

Todos os PERFUMES e SPRAYS ENERGÉTICOS da ERVAS E AFINS são naturais, feitos com tinturas e óleos essenciais extraídos das plantas com o objetivo de trazer seu cuidado e energia para nosso dia a dia de maneira prática, facilitando esse autocuidado natural mesmo em um cotidiano urbano e, por vezes, corrido.

Apesar de cada um deles ter sido pensado por mim para uso no corpo ou no ambiente, todos podem ser usados de ambas as formas, de acordo com as preferências de cada pessoa.

Para mim, Vivi, usar perfumes e sprays naturais é receber o ABRAÇO e o COLO das folhas, flores, frutas, resinas e raízes, contando com sua energia e ensinamentos no enfrentamento dos nossos desafios cotidianos.

 

PERFUME NATURAL X PERFUME CONVENCIONAL

Os perfumes convencionais têm a função cosmética como pilar central e são elaborados a partir técnicas e critérios que combinam notas aromáticas com ênfase na ESTÉTICA DO AROMA.

Já os perfumes naturais, além de nos deixarem perfumadas (desempenhando assim também certa função cosmética), têm propriedades terapêuticas e esse é seu grande diferencial. Sua formulação é possível a partir dos referenciais da AROMATERAPIA e da FITOENERGÉTICA, que relacionam as propriedades da plantas e suas possíveis contribuições em nosso equilíbrio e bem-estar. Tais conhecimentos são oriundos tanto de SABERES POPULARES E TRADICIONAIS quanto de PESQUISAS CIENTÍFICAS que vêm se multiplicando, na medida em que o interesse pelas formas de cuidado natural se ampliam no Brasil e no mundo.

 

COMO USAR UM PERFUME NATURAL?

Muita gente que está começando a usar produtos de autocuidado naturais acha que o perfume natural teria que substituir o perfume convencional, mas isso não é uma regra. Como eu disse acima, este tem enfoque cosmético. Se você já adotou um perfume convencional como seu cheiro pessoal, não precisa abrir mão dele se não quiser.

Nesse caso, você pode escolher seu PERFUME NATURAL em função de propriedades que te ajudem em questões que queira trabalhar e usar ele em momentos específicos de autocuidado. Pode, por exemplo, usar ele na ioga, na terapia ou na meditação; ou quando chega em casa, toma um banho e quer relaxar; ou em qualquer outro momento em que queira focar no seu autoconhecimento ou bem-estar.

Aí, quando for arrasar por aí nos rolês, você usa seu perfume convencional normalmente.

Maaasssss é verdade que, se você SE APAIXONAR pelos perfumes naturais, como eu, provavelmente vai querer a companhia deles em todos os momentos! Tá tudo bem nesse caso também. Seja feliz com seus aromas naturais :)

 

FIXAÇÃO DO PERFUME NATURAL

Outro ponto que gera muita curiosidade é quanto à fixação do perfume natural. A fixação é um fenômeno que depende de vários fatores, como as notas aromáticas que constituem um perfume, a adição de fixadores, a constituição da pele de quem usa (acidez, nível de hidratação e etc) e até das condições climáticas. Por isso, o tempo que qualquer perfume vai durar na sua pele depende de todos esses fatores.

Quando fazemos perfumes naturais, não adicionamos neles fixadores e fragrâncias sintéticas, porque os mesmos não são permitidos na cosmética natural e podem ainda gerar reações alérgicas respiratórias e dérmicas (temos aqui essa curiosidade: perfumes naturais são hipoalergênicos, justamente por serem livres dessas substâncias que são agressivas ao corpo).

Por isso, a maior durabilidade dele na pele vai depender das notas aromáticas usadas na sua formulação. Quando usamos mais NOTAS DE BASE, como madeiras e resinas, por exemplo, elas tendem a aumentar o tempo de duração do aroma na pele. Já as NOTAS MÉDIAS evaporam um pouco mais rápido e as NOTAS ALTAS são muito voláteis. Quando formulamos um perfume natural, para que ele seja agradável e equilibrado, o ideal é que combinemos esses 3 tipos de notas. 

A proporção de notas menos voláteis vai produzir um perfume que tende a durar mais na pele mas, em geral, podemos dizer que perfumes naturais normalmente não duram tanto quanto os convencionais por não contarem com o reforço extra dos fixadores sintéticos.